Motoristas são pegos de surpresa em campanha pró-transplante

09/10/2015 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 00:26

Uma fila de carros com motoristas impacientes espera um trem passar para cruzar os trilhos da estrada. E lá pelo quinto vagão vem a mensagem, adesivada: “Chato esperar, não é? Agora imagine esperar por mais de um ano. Este é o tempo médio de espera por um transplante no Brasil. Ajude a reduzir essa espera. Seja um doador”.

A ação, criada pela agência paranaense 433 AG para o Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas em parceria com a Serra Verde Express, a produtora Ambiência e a Ticcolor, foi filmada com motoristas que esperavam no trecho Curitiba-Morretes. Ao final, uma delas troca a feição de impaciência pela de perplexidade.

https://youtu.be/1SBjjdyEH_A

Números da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) apontam que, até junho deste ano, havia 32 mil brasileiros na lista de espera por um transplante: 19.248 para rim; 10.386 para córnea, 1.448 para fígado, 235 para coração, 461 pâncreas e rim ; 201 para pulmão e 20 para pâncreas.

Neste semestre, pela primeira vez desde 2007, houve uma diminuição na taxa de potenciais doadores, de doadores efetivos e no número de transplantes de rim, fígado e pâncreas, em relação ao ano anterior. A elevada taxa de recusa familiar à doação (44%) continua a ser o principal obstáculo.

Por QSocial