Mulher retrata o poder transformador das avós pelo mundo

Há 20 anos, Paola Gianturco se cansou da vida de executiva em uma agência de publicidade. A americana tinha 55 anos e muitas milhas para viagens em companhias aéreas.

Pegou a máquina fotográfica e rodou o mundo à procura de mulheres que fabricavam artesanato para conseguir que os filhos fossem à escola. Visitou 12 países e transformou o resultado no livro “In Her Hands, Crafts Women Changing the World”, coproduzido por Toby Turttle.

 

Mas a publicação não a fez voltar para casa. Continuou na estrada e produziu uma segunda obra, chamada “Celebrating Women”, sobre conquistas, papéis e ritos de mulheres em 15 países. Depois, vieram outras, sobre a Guatemala e mulheres que se ajudam para resolver problemas familiares.

Agora Paola, que tem 75 anos, excursiona para apresentar seu livro mais recente, de 2012, sobre 120 avós ativistas de 15 países que lutam contra a pobreza, as doenças, o analfabetismo e o abuso de direitos humanos. Chamado “Grandmother Power, A Global Phenomenon”, ele mostra como as idosas estão criando um mundo melhor para seus netos. Os royalties do livro vão para uma fundação que cuida de crianças órfãs por causa da Aids.

A ideia surgiu em 2006, quando estava no Quênia. Paola perguntava às mulheres sobre a família e o número de filhos. “Todas respondiam da mesma maneira: três e seis adotados ou quatro e 16 adotados. De repente, eu percebi que adotado significava que elas estavam criando netos órfãos por causa da Aids. E eu fui embora percebendo que o futuro daquele continente estava com as avós.”

Foi pesquisar e descobriu que em outros lugares elas tinham o mesmo papel transformador. Para o livro, selecionou 17 entre os 69 grupos de avós que encontrou.

“Hoje as vovós são mais jovens, mais bem educadas, com mais experiência profissional e têm melhores condições do que as avós jamais tiveram. Meu sonho é que elas se perguntem como podem usar sua experiência, energia, sabedoria e criatividade _o poder delas_ para criar um futuro melhor para netos em todos os lugares”, explica a fotógrafa.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.