Na Holanda, casa na árvore dá internet para quem poluir menos
Por Lidi Ferreira, da ProjectHub
Um designer holandesa teve uma ideia para combater a poluição da cidade –um estudo feito na Holanda indica que a qualidade do ar em onze áreas urbanas do país, incluindo a capital Amsterdã, está abaixo dos padrões na Europa.
Joris Lam desenvolveu, então, uma série de casas de árvore que se acendem e emitem wi-fi de graça quando a poluição do ar cai para um nível saudável.
Lam explica que era muito difícil para pessoas comuns saberem a qualidade do ar em sua região e, por isso, teve a ideia de facilitar a divulgação dessa informação. A casa conta com sensores que medem a poluição gerada por carros e caminhões e todo dia envia esses dados para um servidor onde são analisados. Caso os resultados sejam positivos, eles liberam a internet de graça.
“Quando o servidor detecta uma queda na poluição em comparação com o dia anterior, ela abre uma conexão de internet para qualquer um usar”, Lam explica.
O designer diz que a rede Wi-Fi está disponível para qualquer um usar, independentemente da qualidade do ar, mas se ela for ruim, ao invés de internet de graça, ela vai dar informações e dicas em como melhorar a qualidade do ar. Além disso, a casa ainda conta com luzes em LED que mostram a qualidade do ar para os habitantes.
O projeto ainda está em fase experimental, mas já chamou atenção das autoridades locais. Lam conseguiu levantar dinheiro suficiente para reunir um time de sete engenheiros e cientistas para refinar o sistema de tecnologia e recompensa. Entre outras recompensas planejadas no sistema está a de dar Wi-Fi de graça para quem baixar um relatório de qualidade do ar e conversar com as autoridades locais sobre o assunto.