‘Nanodrones’ prometem combater colesterol alto

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto e aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido à doenças relacionadas ao coroação. Neste contexto um estudo publicado na revista especializada “Science Translational Medicine” revelou a descoberta de nanopartículas que agem como um tipo de um “drone” em miniatura que poderiam eliminar as placas de colesterol acumulado nas artérias.

Até o momento, o tratamento só foi aprovado em ratos. Ainda é necessário novos teste, mas a pesquisa comprovou que a tecnologia pode ser uma possível alternativa para combater a arteriosclerose –obstrução de artérias por acúmulo de gordura.

Um grupo de ratos que estavam com artérias endurecidas por uma arteriosclerose avançada foram submetidos durante cindo semanas a este tratamento inovador com nano-drogas, enquanto outro grupos de roedores não foi tratado.

Entre os animas que receberam o tratamento, os danos nas artérias foram reparados significativamente e as placas se estabilizaram.

No entanto, ainda não foi confirmado até que ponto seria eficaz este tratamento em humanos.