Nasa revela mapa gravitacional de Marte
A Nasa (agência espacial americana) revelou o mais completo mapa da gravidade de Marte. O mapeamento foi obtido usando os dados de Doppler e rastreamento gama recolhidos de três aeronaves da agência que se encontram na órbita marciana: Mars Global Surveyor, Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter.
O novo mapa revela características da composição interna do planeta vermelho. Isso será útil, segundo os pesquisadores, para futuras missões exploratórias, já que o melhor conhecimento das anomalias gravitacionais poderá ajudar no posicionamento adequado de aeronaves na órbita de Marte.
- Deportivo Minera x Real Madrid: Aproveite a odd 7.00 para Endrick marcar
- Reduza o risco de demência em 18% com essas 6 mudanças diárias
- Os sintomas da doença que causa a 3ª maior taxa de aposentadoria por invalidez
- Wolverhampton x Nottingham: Aproveite a odd 8.50 para Larsen marcar
De acordo com o especialista do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Antonio Genova, o mapa vai ajudar também a entender formações ainda misteriosas de regiões específicas do planeta.
O campo gravitacional foi recuperado a partir de 16 anos de dados continuamente coletados na órbita de Marte. As interferências de gravidade nas naves, foram separadas e eliminadas, para que o mapa fosse preciso. Foram necessários dois anos para remover os sinais não causados pelo campo do planeta vermelho.
Em fevereiro, os dados já coletados pela Nasa sobre o planeta vermelho tinham servido de base para a divulgação de um mapa inédito do território de Marte. Foi a primeira vez em que se delineou o território de um planeta que não é a Terra. O trabalho foi feito pela agência britânica Ordnance Survey (OS).
Da Agência Brasil e com informações da Nasa