Nova alga é capaz de produzir cinco vezes mais hidrogênio

26/09/2016 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 04:12

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, transformaram um simples lodo de lago em um agente para a promoção de uma revolução da energia sustentável.

Os cientistas alteraram geneticamente uma alga unicelular que emite hidrogênio naturalmente durante o dia, permitindo ao organismo multiplicar em cinco vezes sua eficiência em comparação com sua capacidade natural. Células de combustível de hidrogênio já são atualmente introduzidas em veículos, e esta nova descoberta pode significar o surgimento de um papel fundamental das algas no avanço rumo às energias sustentáveis.

Nessa pesquisa pioneira, o grupo invalidou a teoria de que microalgas só produzem hidrogênio durante alguns minutos do amanhecer, gerando somente uma quantidade mínima do gás.

A equipe de Iftach Yacoby não apenas descobriu que não era esse o caso e que as algas continuam emitindo hidrogênio ao longo do dia, como também entenderam que, por meio da engenharia genética, seria possível aumentar radicalmente o ritmo de trabalho biológico do lago. Tal descoberta sugere que, no futuro, será possível criar microalgas a partir de métodos de criação convencionais para que toda a energia necessária possa ser produzida em maior escala.

Hidrogênio

“O hidrogênio é uma fonte de energia muito vantajosa” disse Yacoby ao jornal “The Jerusalem Post”.

“A extensão de percurso de um carro movido a hidrogênio é de mais de 500 quilômetros por 5 quilos de hidrogênio, e uma bicicleta elétrica percorre mais de 100 quilômetros a cada 30 gramas do combustível para esse tipo de veículo. Em segundo lugar, o hidrogênio não é de forma alguma poluente. O processo de uso das células de combustível elétrico produz somente vapor de água e o escape emitido por um carro movido a hidrogênio contém apenas água limpa, que pode até mesmo ser potável”, complementou o pesquisador.

Yacoby observou que este não é um sonho para o futuro, já que a revolução dos motores a hidrogênio já está acontecendo.

O objetivo é domesticar espécies selvagens de microalga do mesmo modo que nossos antepassados domesticaram o trigo selvagem para suas necessidades. “Assim, seremos capazes de criar microalgas domesticadas e usufruir dos veículos movidos a hidrogênio e, mais tarde, usar o combustível até mesmo para mover as engrenagens da indústria”.

Em 2015, a Toyota e a Hyundai lançaram a produção do Mirai (que significa “futuro” em japonês) e versões do Tucson movidos a gás hidrogênio. Concomitante a isso, as bicicletas elétricas também estão sendo convertidas para que possam ser movidas a hidrogênio.

Postos de combustível que usam o gás estão atualmente em construção no Japão, na Escandinávia, Alemanha e Califórnia, e cientistas do mundo todo estão buscando métodos eficientes para produzir hidrogênio e criar acesso a grandes volumes da substância.