Nova profissão paga até R$ 15 mil para quem tem olfato apurado

Por Cristina Luckner, da eduK

O Brasil é o maior mercado mundial do setor de perfumaria e essa liderança fez nascer por aqui uma profissão bem paga e um tanto quanto inusitada, a de avaliador olfativo. Para ganhar entre 6 mil e 15 mil reais mensais nessa função, o candidato precisa ter um olfato apurado, capaz de gerar sensações que só alguns cheiros podem oferecer — como o cheirinho de roupa limpa ou do perfume da pessoa amada.

Avaliador olfativo pode ganhar até R$ 15 mil mensais

A demanda por esses profissionais vem crescendo e há cursos especializados em formar mais mão de obra para a função. Os avaliadores olfativos podem atuar em diversas áreas da perfumaria, higiene pessoal, cosméticos, produtos de limpeza e outras empresas do setor, inclusive no varejo. Os avaliadores olfativos seriam como sommeliers, não criam a bebida, mas são capazes de harmonizá-la, de entender do mercado e de identificar os odores presentes na fragrância.

O Brasil é o maior mercado do mundo em perfumaria

Além do nariz treinado, o avaliador olfativo precisa ter um olhar para os negócios. É necessário saber trabalhar com planejamento estratégico, com práticas de gestão de projetos e até de com técnicas de apresentação para clientes.