Nova York cria projeto de ilhas artificiais para agricultura e lazer
Nova York produz anualmente cerca de 14 milhões de toneladas de lixo, o que gera graves problemas financeiros e ambientais. Como possível solução para essa questão, o escritório de arquitetura Present criou um projeto para a construção de ilhas artificiais na cidade.
A iniciativa, chamada de Green Loop, foi idealizada pelos arquitetos da empresa e consiste em construir ilhas gigantes de compostagem em locais estratégicos nos canais que cortam a cidade. Essas estações no centro urbano seriam disponibilizadas para a agricultura e o lazer, além de reduzir gastos com transportes de resíduos.
- Fertilizante ecológico pode reduzir dependência de importação
- Campanha une famosos para criar brigada anti-incêndio no Pantanal
- Em Mônaco, o verde é o novo ouro
- Verão em Realengo: quando as periferias do Rio são esquecidas
De acordo com o projeto, as ilhas devem ter dois andares. O espaço inferior será destinado à agricultura, com o manejo dos resíduos orgânicos, e a parte superior será usada para o lazer e plantio de diferentes culturas, onde a matéria orgânica produzida localmente deverá ser reaproveitada.
Com essas ilhas espalhadas pela cidade, o trajeto percorrido pelos caminhões para descarregar os resíduos será menor e os problemas ambientais reduzidos. A população terá papel essencial para a manutenção do “parque”, pois também estará responsável pela compostagem e destinação de seus resíduos.
Veja mais imagens:
Via CicloVivo