Novo dispositivo promete tirar sangue sem usar agulha

Uma startup norte-americana quer transforma a coleta de sangue menos dolorosa para os pacientes. A Tasso Inc. desenvolveu um dispositivo do tamanho de uma bola de pingue-pongue que extrai uma pequena amostra quando mantido contra a pele por dois minutos.

Durante este tempo, um ligeiro vácuo no dispositivo permite que uma pequena amostra de sangue flua para dentro de um tubo, o qual pode ser enviado pelo correio ou entregue a um laboratório. Os usuários relatam que o processo é quase totalmente indolor.

A tecnologia baseia-se nas forças que comandam o fluxo de pequenas correntes sanguíneas, diz Ben Casavant, vice-presidente e co-fundador da Tasso. “Nessas escalas, tensão superficial domina sobre a gravidade, e que mantém o sangue no canal não importa como você segure o dispositivo.”

A empresa recebeu recentemente um aporte de US $ 3 milhões da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa (Darpa, na sigla em inglês) dos EUA para desenvolver o projeto. A ideia é que o produto esteja disponível no mercado em 2016.