Relógio inteligente promete ajudar deficientes visuais
Já está em pré-venda o primeiro smartwatch em braile que pode se conectar a diversos dispositivos eletrônicos. O relógio inteligente sul-coreano Dot foi programado para informar desde as horas até a chegada de mensagens, por meio de vibração.
O Dot também é resistente a choques em caso de queda e pesa 27 gramas. Feito com alumínio, o relógio inteligente pode ser adquirido em cores variadas. Sua concepção levou em conta o fato de que tudo o que era supostamente inclusivo nas cidades, na verdade, não era.
A empresa que concebeu o smartwatch cita produtos e espaços tidos como democráticos, mas que excluem os deficientes visuais –livrarias e bibliotecas sem livros em braile, dispositivos de toque que não oferecem informações suficientes, aparelhos em braile caros e pesados, equipamentos urbanos inadequados.
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
- Terror noturno: 5 pontos que ajudam a explicar o transtorno
O relógio já tem 140 mil pré-vendas de 13 diferentes países e chega neste mês ao Reino Unido. A expectativa é de que desembarque em países de língua inglesa em abril.
Há planos para que o relógio seja entregue em português. Outros idiomas que serão contemplados são japonês, francês, árabe, alemão, italiano, polonês, sueco, espanhol, chinês, dinamarquês e holandês.