Novo safári africano ajudará combater a extinção dos rinocerontes

Os rinocerontes, animais selvagens, típicos das florestas tropicais da África e Ásia, correm o risco de deixarem de existir e ficarem somente no imaginário, nos filmes e livros sobre safáris. Mesmo sendo um dos mais difíceis de serem caçados, assim como o leão e o elefante, e de terem sua caça proibida, eles estão seriamente ameaçados de extinção.

Em 2014, 1004 rinocerontes foram mortos na África do Sul devido a demanda de chifres considerados pelos asiáticos como um produto rico em propriedades medicinais especiais que pode curar câncer e aumentar a libido.

Os rinocerontes estão seriamente ameaçados de extinção

Na luta contra essa caça desenfreada, até 100 rinocerontes serão movidos para deserto remoto do Botswana em uma tentativa de colocá-los fora do alcance dos perseguidores. Para tornar essa jornada possível, foi criada uma campanha de financiamento coletivo na internet.

A iniciativa partiu da Great Plains Foundation’s que incluiu agências de turismo como parte do plano para angariar fundos para a expedição. A ideia é vender pacotes de viagem de dez dias pelo novo safári localizado em Botswana e Zâmbia onde metade do custo da viagem será revertido para a causa.

O pacote inclui estadia em três lugares diferentes, onde será possível avistar manadas de elefantes, antílopes raros e ainda fazer rapel e rafting pelos rios da Zâmbia. O preço médio está em US $ 12 mil por pessoa, sem incluir as passagens aéreas. A viagem poderá ser realizada partir de 1 de novembro de 2014 até 31 de maio de 2015.