O câncer de mama sob o ponto de vista da paciente

30/08/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:54

O filme produzido para divulgar o evento “Run For The Cure” (“Corrida para a cura”, na tradução livre), da Canadian Breast Cancer Foundation, revela a trajetória de uma sobrevivente do câncer de mama. A visão em primeira pessoa convida o espectador a vivenciar desde o diagnóstico até o tratamento, tudo do ponto de vista da paciente.

Na campanha, a pessoa vivencia todos os momentos do diagnóstico da doença. Desde a notícia dada para a família até as lágrimas filha, o desespero e a dor da quimioterapia e o fim do ‘sofrimento’ são relatados nos 2m 16s de vídeo.

Embora a campanha tenha sido criado para arrecadar fundos para pacientes com câncer de mama, ela é um jeito diferente de mostrar o ‘outro lado’ do diagnóstico. Com um ponto de vista inovador, a história envolve todos os espectadores. Seja na comoção ou na superação que acompanham a personagem do vídeo, as pessoas são convidadas a vivenciar um pouco do ‘drama’ que pacientes diagnosticados com câncer passam.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por este tipo de tumor continuam elevadas, muito provavelmente, porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

Via Adnews