O futuro está nas embalagens biodegradáveis

Já parou para pensar que não é muito sensato que uma caixa de leite pode demorar muitos anos para se decompor, enquanto que o próprio leite estraga depois de uma semana aberto?

Todos os dias, cada brasileiro gera em média 1,1 kg de lixo. Se multiplicarmos isso pela população, quase 194 milhões de habitantes, chegamos ao resultado de preocupantes 213 milhões de quilos de resíduos produzidos diariamente no Brasil. Sim, a caixa de leite que acabou no café da manhã e a embalagem da bala que você comeu hoje depois do almoço entram nessa conta.

A partir desse problema, o estúdio de design sueco Tomorrow Machine lançou um desafio entre seus designers: Criar uma série de embalagens bonitas e funcionais, porém feitas de matérias primas que tivessem o mesmo “tempo de vida” dos alimentos que abrigam.

O nome dado ao projeto foi “This Too Shall Pass” (algo como “Isso também deve ir embora”), e o resultado inovador você confere a seguir:

– Essa outra embalagem foi feita para armazenar alimentos secos, como o arroz e demais grãos. O material utilizado aqui foi a cera da abelha, que também é biodegradável, prensada a uma espessura tão fina que fica parecida com uma casca de fruta. Para abrir é só “descascar”[/img]

Acredite se quiser, mas essa embalagem aqui é feita de açúcar caramelizado e cera. Para abrir, basta quebrá-la, como se estivesse abrindo um ovo. Quando você faz isso, a cera se desprende do açúcar e a embalagem se derrete quando em contato com água. Foi projetada para guardar alimentos oleosos, como os azeites[/img]


Via 3MInovação