ONG capacita voluntários para cuidar de pacientes com câncer de mama

Os cursos têm duração de quatro meses e são ministrados uma vez por semana na Assembleia Legislativa de São Paulo, gratuitamente

Por: Redação

A ONG União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam) oferece cursos de capacitação e acompanhamento durante o processo de tratamento dos pacientes com câncer de mama.

Os cursos têm duração de quatro meses e são ministrados uma vez por semana na Assembleia Legislativa de São Paulo, gratuitamente.

Crédito: DivulgaçãoOs cursos têm duração de quatro meses e são gratuitos

A organização também realiza inúmeros eventos, como caminhadas e debates, além de parcerias com ONGs, instituições privadas e profissionais, que compartilham os valores e lutas da associação.

Acolhimento adequado e humanizado

A ONG foi fundada em 2001 por Ermantina Ramos, após perceber que os voluntários precisavam de informações técnicas e orientações específicas para fazerem o acolhimento adequado e humanizado a pessoas com câncer.

Crédito: DivulgaçãoErmantina Ramos, criadora da ONG União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, e a filha Clarisia

“Essa abordagem faz toda a diferença para quem está enfrentando a doença”, conta Clarisia Ramos, presidente voluntária da Unaccam e filha da idealizadora do projeto.

Durante o processo, Ermantina teve a ajuda de Lourdinha Borges, uma paciente de câncer de mama e do conceituado médico José Aristodemo Pinotti, diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas e chefe do Departamento Obstetrícia e Ginecologia da USP.

“Assumir o cargo que pertenceu a minha mãe por tantos anos me enche de orgulho, por dar continuidade a um projeto tão bonito e significativo e auxiliar pessoas que enfrentam essa luta que está tão presente na minha família”, diz Clarisia.

Desde a fundação da instituição, mais de mil voluntários de 27 ONGs, além de pessoas em busca de orientação e sem ligação com instituições, já foram capacitadas pela Unaccam.

ONGA instituição também doa cerca de 250 mamografias e 10 atendimentos dermatológicos por ano para pacientes oncológicos. Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados mediante a inscrição/ disponibilidade de vagas. Informações: www.unaccam.com.br.

Compartilhe: