ONG cria TV para democratizar acesso à odontologia

A maior rede de dentistas voluntários do mundo tinha um desafio: engajar seus 15.000 voluntários de 14 países e ainda sensibilizar outros para sua causa  –democratizar o acesso à odontologia.

A solução da ONG Turma do Bem foi criar a #TVTDB  que, de quinta-feira a domingo, estará com três equipes de reportagem em São Bento do Sapucaí na cobertura do Sorriso do Bem 2014.

“Transformada em uma Davos da saúde”, como diz o presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, a cidade de 11 mil habitantes receberá 500 convidados de 12 países.

Entre os palestrantes, a ativista afegã Shabana Basij-Rasik, o mineiro chileno Mario Sepúlveda Espinace, o filósofo Mário Sérgio Cortella, o pesquisador americano cocriador do conceito de base da pirâmide Al Hamond e o filósofo Mario Sergio Cortella.

“Vamos colocar a odontologia na pauta”, afirma Bibancos, que recrutou as repórteres Micheline Alves e Regina Ricca para transmitir as principais discussões pela #TVTDB, e a atriz Mel Fronckowiak e o humorista Thiago Adorno para acompanhar os bastidores.

Produzido desde 2006, o Sorriso do Bem é o evento anual de capacitação e premiação dos voluntários que mais se destacaram nos projetos da ONG, que oferece atendimento odontológico gratuito a jovens em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante uma hora e meia, os melhores voluntários do ano sobem ao palco e recebem os prêmios das mãos de celebridades do meio artístico, como Nanda Costa, Lu Grimaldi e Melissa Gurgel. O evento culmina na eleição do Melhor Dentista do Mundo, seguido de um show com Maria Gadú.

Palestras com transmissão pela #TBTDB

Abigail Noble – Lidera no Fórum Econômico Mundial as áreas de Investimento de Impacto e Novo Pensamento Econômico. De 2010 a 2013, atuou como diretora da Fundação Schwab na América Latina e na África.

Al Hammond – Cocriador do conceito de base da pirâmide e autor do livro “The Next 4 Billion: Market Size and Business Strategy for the Base of the Pyramid”, é empreendedor em série e no momento lidera uma empresa de saúde na zona rural da Índia.

Clarisse Sette Troisgros – Abandonou a carreira corporativa na TV em 2010 para dedicar-se profissionalmente a causas sociais. Entre 2012 e 2014, desenvolveu o projeto Garçom Carioca. Hoje é diretora da ONG MhUd (Movimento Humanos Direitos) e voluntária da Brazil Foudation.

Eugenio Scannavino – Médico criador do Projeto Saúde e Alegria, que atende desde 1987 mais de 150 comunidades ribeirinhas na Amazônia, com programas de educação, cultura, inclusão digital, economia da floresta, meio ambiente e pesquisa participativa.

Fábio Bibancos – Fundador da Turma do Bem, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2006, da Fundação Schwab, e é fellow da Ashoka. Escreveu “Um Sorriso Feliz para Seu Filho (CLA Editora). Hoje, é reconhecido como o maior nome em saúde bucal do país.

Fabrício Carpinejar– Poeta, cronista, jornalista e professor, é autor de 26 livros e um dos  nomes de mais premiados da literatura brasileira contemporânea. É apresentador de programas de TV, rádio e colunista da “Zero Hora”, “Pais & Filhos” e “Isto É Gente”.

Felipe dos Santos Machado – É o jovem brasileiro que mais participou de olimpíadas de ciências no Brasil. Criou uma tecnologia de reciclagem e produção de tábuas resistentes a partir de tubos de pasta de dente. É delegado do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

Gisela Solymos – Diretora-geral do Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), ONG que já beneficiou 50 mil pessoas, promovendo a recuperação e a educação nutricional de crianças e adolescentes com desnutrição, sobrepeso e obesidade.

Marcelo Darghan – Artista plástico, colaborador de revistas e programas de TV sobre artesanato, faz cursos gratuitos por todo o país e é idealizador e realizador do Prêmio Artesão do Ano. Seus vídeos no YouTube tiveram 10 milhões de visualizações.

Marcelo Yuka – Músico, compositor e poeta, foi um dos fundadores da banda O Rappa e da B.O.C.A – Brigada Organizada de Cultura Ativista, ONG voltada para levar atividades culturais para entidades carcerárias.

Mario Sepúlveda Espinace – O mais conhecido dos 33 trabalhadores chilenos que, em 2010, ficaram soterrados por 69 dias na mina San José, a 688 m de profundidade. O sindicalista foi o narrador do vídeo de 40 minutos sobre como ele e os colegas sobreviveram embaixo da terra.

Mario Sergio Cortella – Discípulo do educador Paulo Freire, o filósofo foi professor por 35 anos da PUC e da FGV, secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor de 20 livros, comentarista da “Escola da Vida” da CBN.

Percival Caropreso – Há 18 anos trabalha em causas sociais, promovendo consultoria de comunicação e marketing para empresas, governos, agências da ONU, ONGs, movimentos sociais e comunidades. É fundador da assessoria  Setor Dois e Meio.

Rafael Cortez – Ator palhaço, músico e jornalista, participou de diversas montagens teatrais, filmes publicitários, cinema e televisão. Foi repórter do programa Custe o Que Custar (CQC) e atualmente é apresentador na TV Record.

Ruth Buarque – Assistente social com especialização em terceiro setor, é diretora de desenvolvimento social da Associação Pracatum e educadora social no projeto internacional Campamento de la Paz.

Shabana Basij-Rasik – Educadora afegã, estudou nos EUA e voltou para seu país, já dominado pelo Talebã. Cofundou a Escola de Liderança no Afeganistão, ONG que assegura a garotas preparação e acesso à educação no exterior e trabalho quando voltarem ao seu país.

Por QSocial