ONG leva centro cirúrgico a aldeias indígenas

Ação é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

10/09/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:24

Um grupo de 40 médicos, dentistas e enfermeiros voluntários embarcou na última sexta-feira, 7, para a aldeia São José, do povo krikati, localizada no município de Montes Altos, no Maranhão.

A ação faz parte da 41º missão dos Expedicionários da Saúde, ONG fundada em 2003 por um grupo de médicos da cidade de Campinas (SP e que leva atendimento médico especializado a populações indígenas em regiões isolada.

Missões possibilitaram a realização de mais de 7,4 mil cirurgias e 51,7 mil atendimentos clínicos em aldeias indígenas
Missões possibilitaram a realização de mais de 7,4 mil cirurgias e 51,7 mil atendimentos clínicos em aldeias indígenas

Desde sua criação, a ONG Expedicionários da Saúde já atendeu a uma área demográfica do tamanho da França. Foram atendidas mais de 51 mil pessoas e realizadas 7.457 cirurgias.

O diferencial de atuação do grupo está na utilização de um moderno centro cirúrgico móvel, que permite levar fazer cirurgia oftalmológica, geral e pequenos procedimentos.

As expedições contam com apoio da ePharma, especializda em programas de benefícios de medicamentos e gestão de saúde, e respaldo logístico dos ministérios da Defesa, da Saúde e da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Movimento Sou Responsável

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.