ONG melhora a moradia de centenas de famílias em São Paulo
Desde 2013, a ONG Habitat para a Humanidade Brasil põe em prática o projeto de melhorias habitacionais urbanas Habitat na Comunidade. A ideia é melhorar as condições de moradia de centenas de cidadãos de São Paulo. Até agora, mais de mil pessoas foram beneficiadas com a reforma de suas casas –no total, cerca de 260 famílias.
Segundo a entidade, a falta de moradia adequada pode gerar problemas graves como infecções parasitárias na infância, doenças respiratórias crônicas, baixo rendimento escolar, acidentes domésticos e dificuldades de mobilidade.
As famílias que recebem ajuda vivem, geralmente, em casas precárias e mal ventiladas, com mofo e umidade. Na maioria dos casos, as moradias estão danificadas e sem revestimento. Muitas não têm banheiro.
São priorizadas casas de famílias lideradas por mulheres, com crianças ou idosos e com doentes crônicos ou deficientes. Além disso, quem é atendido possui renda familiar de, no máximo, três salários mínimos. Os locais costumam ter estrutura em risco, muitas pessoas dividindo o mesmo cômodo, instalações elétricas ou hidráulicas comprometidas e cobertura inadequada.
Uma equipe multidisciplinar acompanha as famílias atendidas do início ao fim do processo, com a indicação e orientação da mão-de-obra e a supervisão integral das obras e do recurso investido. O projeto contempla apenas moradores que residem em assentamentos consolidados e em áreas que não sejam de risco, já que o objetivo é fazer reformas permanentes.
O programa depende da participação de voluntários em mutirões de reformas, oficinas e capacitações. Para se envolver, clique aqui. Você também pode doar e ajudar o projeto aqui.