ONG mobiliza voluntários para atuar em comunidades carentes
Habitat para a Humanidade Brasil mobiliza voluntários para atuar pela promoção da moradia digna
Mais de 9 milhões de famílias vivem em moradias precárias no Brasil, segundo a Fundação João Pinheiro. Cerca de 16% dos lares do país estão nessas condições.
Para crianças e adolescentes, isso se traduz em falta de privacidade, apreensão e medo dentro de casa. Em ambientes de moradia precários, materiais escolares são danificados pela chuva e a higiene e a saúde das crianças ficam comprometidas, ocasionando inúmeras doenças e afetando o rendimento escolar.
É para mudar essa realidade, ONG Habitat para a Humanidade Brasil abriu seleção para o seu programa de voluntariado.
- Carnaval na Bahia pode sim ter tranquilidade; saiba onde ficar
- Hábito comum e simples pela manhã que pode proteger seu coração
- Deficiência de vitamina A: conheça os sintomas que seu corpo indica e as formas de prevenção
- Como apostar no Campeonato Carioca 2025: Guia e Dicas
Uma das ações dos voluntários são os mutirões de reforma de moradias nas comunidades em que a organização atua em São Paulo, Pernambuco ou Bahia.
Eles trabalham lado a lado com famílias que vivem em condições precárias de moradia. Segundo a ONG, esse apoio faz com que essas famílias passem a viver em uma casa mais saudável, segura e sustentável.
Os voluntários se envolvem desde o planejamento da ação, à busca por doações e em seguida, ao trabalho em campo nas obras, que podem incluir colocação de piso, reboco de paredes, pintura interna e externa, por exemplo.
Além de melhorar moradias, os voluntários também podem realizar uma Viagem de Impacto e passar uma semana construindo cisternas para oferecer acesso à água potável para famílias que vivem na região semiárida do agreste pernambucano.
Para participar, os interessados devem acessar: habitatbrasil.org.br.