ONG seleciona jovens amanhã para receber tratamento dentário grátis

27/04/2015 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:33

Para dar fim à dor de dente, Vitor Silva, 11 anos, roubava um travesseiro pequeno de sua irmã. À noite, enchia de gelo e colocava no rosto. “O ruim é que a dor voltava rápido”, conta ele.

No ano passado, ele foi um dos selecionados na #MaiorTriagemDoMundo, realizada pela ONG Turma do Bem, em parceria com a Oral-B, para receber atendimento gratuito de um dentista. “Pensei: ih, vai demorar. Mas foi rapidinho. Logo o dentista me atendeu e fiquei bom”, conta o garoto.

Vitor conseguiu tratamento dentário gratuito após participar de triagem promovida pela ONG Turma do Bem e pela Oral-B
Vitor conseguiu tratamento dentário gratuito após participar de triagem promovida pela ONG Turma do Bem e pela Oral-B

Assim como Vitor, outras crianças e jovens de 11 a 17 anos terão oportunidade de tratar problemas nos dentes neste ano. Amanhã (28), será realizada mais uma triagem. E, desta vez, com objetivos mais ambiciosos: avaliar 60 mil pessoas. No ano passado, foram 55 mil.

A ação ocorrerá simultaneamente em cerca de 300 municípios do Brasil, além de 10 países da América Latina e de Portugal. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Salvador vão receber a triagem.

A lista completa de locais e horários de atendimento está disponível no site da Turma do Bem.

Na triagem, o dentista realiza um exame visual não invasivo. Depois, preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família do jovem.

Os selecionados são encaminhados para dentistas voluntários, que farão o tratamento, gratuitamente, até que o paciente complete 18 anos de idade. Segundo a ONG, em 13 anos de atividade, 500 mil jovens passaram por triagem, e 50 mil foram encaminhados para tratamento.

Por QSocial