Ônibus movidos a hidrogênio entram em circulação em SP

17/08/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:01
Passageiros que utilizam transporte público entre as regiões de Santo André e Diadema, na Grande São Paulo, terão a oportunidade de contribuir para a redução da emissão de gases no meio ambiente.  Entraram em circulaçãona semana passada, no corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), dois novos ônibus movidos a hidrogênio.
Os ônibus, desenvolvidos com tecnologia brasileira, são resultado de um projeto em parceria entre o PNUD, o Ministério de Minas e Energia, a Agência Brasileira de Cooperação e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente e da Finep (Agência Brasileira de Inovação).
A tecnologia utilizada de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes. No lugar de dióxido de carbono e outras emissões dos carros comuns, somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus.
Além de contribuir para mitigar a mudança global do clima, os novos ônibus também ajudam a impulsionar o uso de tecnologias limpas para transporte no país.
De acordo com o Pnud, o  desenvolvimento da tecnologia, em território nacional, de veículos movidos a hidrogênio ainda é um processo restrito a um grupo seleto de países. Isso deixa o Brasil em uma posição de destaque mundial na área.
Os dois ônibus reforçam a preocupação com o meio ambiente. Eles são decorados com pássaros representativos da fauna brasileira e recebem nomes de aves. Um deles é o ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste, e outro o sabiá laranjeira, considerada por decreto presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.