Ouvintes de hip hop são mais críticos aos problemas cotidianos
Segundo um levantamento da Hibou, empresa especializada em pesquisas de mercado, ouvintes de hip hop são mais críticos ao sistema e aos problemas cotidianos. O objetivo do estudo era saber um pouco mais sobre os fãs de rap.
A pesquisa revelou que 56% dos adeptos são homens e 44%, mulheres, com idade média de 26 anos. Uma grande parte dos ouvintes de hip hop se encontra no ensino médio. “Observamos aqui que as pessoas afirmam que ouvir rap é se tornar mais ‘critico’ ao sistema e aos problemas em geral. Apenas 27% dos entrevistados estudam e 60% estão trabalhando atualmente”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou.
O levantamento releva ainda que o celular é um dos itens mais usados para os ouvintes curtirem suas músicas. Noventa e sete por cento dos entrevistados possuem smartphone e têm, em média, 170 músicas no aparelho, enquanto alguns têm mais de 400 títulos. O aplicativo mais usado é o YouTube, usado por 31% deles, seguido por Vevo e Sound Clound, ambos com 18%, e Spotify, com 17%.
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Quando perguntados sobre o tipo de rap que preferem ouvir, 50% dos entrevistados disseram gostar de músicas nacionais e internacionais, 37% curtem apenas hip hop nacional e 13%, que preferem os internacionais. Além disso, os participantes costumam ir, em média, a quatro shows por ano.
O estilo musical teve início na Jamaica, e fazia muito sucesso nas festas de gueto. Mas também servia de pano de fundo para discursos políticos e contra a violência no país e debates sobre classes sociais.