Parque nos EUA cria aquário para incentivar reprodução de peixes

O Busch Gardens Tampa Bay, na Flórida (EUA), abriu um aquário com mais de mil litros de água que abriga peixes de aquicultura (cultivo em espaço controlado), corais vivos e caracóis.

A nova atração faz parte do Rising Tide Conservation, um projeto colaborativo sem fins lucrativos que teve início com o SeaWorld Parks & Entertainment em 2009. O objetivo do projeto é desenvolver métodos de reprodução de peixes de água salgada para oferecer uma alternativa sustentável aos aquários evitando a retirada dessas espécies da natureza.

Os pesquisadores estão desenvolvendo técnicas para cultivar o Tang Azul

Atualmente a iniciativa conta com parcerias com aquários públicos, institutos de pesquisas, profissionais da indústria pet e protetores de arrecifes de corais por meio do desenvolvimento sustentável de aquicultura. A retirada de peixes marinhos tropicais pode causar danos ao ecossistema e às espécies.

O parque vem trabalhando no sistema desse novo aquário há dois anos. Ele apresenta diversos peixes marinhos que o projeto conseguiu reproduzir com sucesso, incluindo o Tang Amarelo –que obteve êxito no cultivo em cativeiro pela primeira vez em uma ação em parceria com o Instituto Oceânico da Universidade do Havaí.

Atualmente, a equipe de pesquisadores do Rising Tide está utilizando os conhecimentos adquiridos durante o processo de reprodução do Tang Amarelo para desenvolver técnicas para cultivar o Tang Azul.

Essa espécie tem se tornado cada vez mais popular entre os donos de aquários, entretanto, a única forma de adquirir esse peixe é retirando-o da natureza, pois o Tang Azul é extremamente difícil de reproduzir em cativeiro.