Pesquisadores brasileiros criam ração para alimentar abelhas
Você sabia que pesquisadores brasileiros desenvolveram uma ração que alimenta as abelhas em períodos de escassez de néctar e pólen?
O projeto é de responsabilidade do laboratório de microbiologia aplicada e nutrição de abelhas da Unifesp, em São Paulo.
O intuito da pesquisa é auxiliar os apicultores em períodos de falta de alimentos na natureza e, assim, evitar a perda excessiva de enxames. Em um último caso, o estudo pode salvar as abelhas da extinção.
- Pesquisa aponta para alimento associado a risco de depressão
- ONG americana vai apoiar pesquisas brasileiras sobre alimentos vegetais e carne cultivada
- Rede cria pizza em miniatura com flores e pólen para abelhas
- Flores mecânicas atraem abelhas e ajudam na polinização
Além do grupo de nutrição de abelhas, integram o projeto outros estudantes de microbiologia aplicada. Os alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, porém, dependem de recursos financeiros para a conclusão das pesquisas.
Por isso, uma campanha foi aberta no site Kickante. A intenção é arrecadar um total de R$ 25 mil, mas, até agora, apenas R$ 230 foram doados. Veja:
“Precisamos de ajuda, pois a crise pela qual o país atravessa inviabilizou a liberação de verbas, fazendo com que o grupo esteja com experimentos parados”, dizem os organizadores da ação, complementando que o risco é de interrupção definitiva do trabalho.
Caso você queira ajudar, clique aqui até 23 de outubro e realize sua doação.
“Se as abelhas desaparecerem, perderemos nossos principais polinizadores e todo o equilíbrio do planeta será afetado, faltando alimentos para todos”, diz o site da campanha. “Ainda temos muito trabalho a fazer e sem verbas, nosso estudo será seriamente prejudicado.”