Pesquisadores buscam a senha perfeita

Tudo que é preciso para descobrir uma senha é de uma olhadinha rápida. Com todas as informações pessoais e bancárias presentes nos aparelhos hoje em dia, uma segurança móvel otimizada é algo extremamente necessário. Por isso, pesquisadores estão estudando se fazer um desenho com linhas ou formatos em um smartphone ou na tela de um tablet pode ser uma alternativa para a senha numérica.

Quando se trata de destravar um aparelho móvel, se não tiver a tecnologia da leitura biométrica, como no iPhone 5S ou Samsung Galaxy S5, você não precisa ser um expert para conseguir acessar o aparelho de alguém. A maioria das senhas são formadas por quatro dígitos ou, como nos aparelhos Android, um padrão de ligar os pontinhos. Ambos não são difíceis de memorizar, mas os dois sistemas de segurança permanecem porque oferecem uma alta segurança.



Devido ao fato de nossos celulares armazenarem cada vez mais dados pessoais, como endereço residencial, detalhes da conta bancária e até aplicativos que controlam o carro ou sistemas de segurança presentes nas casas, pesquisadores nos Estados Unidos e Alemanha decidiram estudar se a opção de desenhar múltiplos padrões e formatos, com vários dedos na tela, pode ser usada para travar e destravar um aparelho e, mais importante, se uma senha no formato desenho pode ser mais fácil de lembrar e mais difícil de reproduzir do que uma senha numérica. Com esse método, a pessoa pode criar qualquer formato, usando números e dedos, e de qualquer tamanho ou lugar na tela.

Os testes ainda estão em fase inicial e, embora as senhas tendam a passar de dígitos e texto para a tecnologia de leitura biométrica ou uma análise de voz, esses recursos só estarão disponíveis de início em aparelhos top de linha.

Via Denox