Pesquisadores criam ‘tatuagem eletrônica’ que monitora emoções

A tecnologia tem potencial para medir as emoções das pessoas

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveram uma “tatuagem” eletrônica que monitora os movimentos musculares do rosto.

O dispositivo, feito com um eletrodo de carbono preso à pele com um adesivo, registra as expressões faciais por meio de sinais elétricos que passam pelos músculos do rosto.

Eletrodo pode reconhecer movimentos musculares

De acordo com o UOL, a tatuagem poderá ter aplicações na medicina, como, por exemplo, na restauração de nervos e de tecidos danificados, além de “levar a novas descobertas sobre a nossa vida emocional”.

Segundo os pesquisadores, o produto também pode ser usado em ações de marketing para testar reações do público a anúncios e outros estímulos.

Dispositivo une nanotecnologia às tatuagens temporárias para crianças

“Publicitários, pesquisadores de opinião, profissionais de mídia e outros. Todos querem testar as reações das pessoas a produtos e situações variados”, diz Yael Hanein, professora da Universidade de Tel Aviv e líder dos estudos.

Os dados coletados também poderiam indicar o estado de alerta de motoristas na estrada, o nível de controle muscular de pacientes em recuperação após um acidente vascular ou lesão cerebral, ou médicos podem empregar o eletrodo em amputados que queiram mover membros artificiais com os músculos restantes.