Pesquisadores descobrem como roubar dados secretos com um celular

Os cientistas que trabalham com segurança da informação encontram desafios cada vez maiores para garantir que senhas não sejam simplesmente roubadas ao usar um computador. No último dia 30 de outubro, o pesquisador de segurança Mordechai Guri, mostrou sob a orientação do professor Yuval Elovici, dos laboratórios de segurança cibernética da Universidade Ben Gurion, em Israel, como é possível transmitir dados secretos do computador com um simples celular.

O método chamado “AirHopper” funciona sem o uso de Wifi, Bluetooth e de nenhum tipo de ferramenta de transmissão de dados em rede. “Apenas um receptor de FM que diversos celulares têm”, explica o analista e desenvolvedor Augusto Elesbão. “Eles captam os sinais de rádio eletroestáticos emitidos pelo monitor e decodificam as informações dessas ondas.”

Em geral, nas instalações de alta segurança a ideia é que os dados não tem como vazar fora da rede interna. No entanto, com os resultados das pesquisas dos israelenses, esse sistema conhecido como air gap já não é mais seguro.

“Essa técnica pode ser usada potencialmente por pessoas e organizações com intenções maliciosas. Queremos iniciar uma discussão sobre como diminuir esse risco recém-descoberto”, disse Dudu Mimran, integrante da pesquisa.

Esta é a primeira vez que um telefone móvel é considerado um potencial inimigo. Nas pesquisas fica claro que os celulares podem captar essas informações em uma distância de até 7 metros, o suficiente para roubar uma senha secreta.