Pesquisadores descobrem relação entre altura e câncer

Uma pesquisa concluiu que pessoas mais altas são mais propensas a desenvolver câncer. Segundo o estudo realizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, o risco pode aumentar cerca de 18% nas mulheres e 11% nos homens para cada 10 cm a mais na altura. A relação entre a ocorrência da doença e a altura pode ser significativa em casos de câncer de mama e de pele.

Para os resultados, os pesquisadores estudaram os registros médicos de 5,5 milhões de suecos nascido entre 1938 e 1991 e dados sobre sua altura. Foi constado que no caso do câncer de mama, a chance de desenvolver a doença aumenta 20% para cada 10 cm a mais na altura. Já o risco de tumor de pele pode aumentar em 30% também para cada 10 cm de altura.

O risco pode aumentar cerca de 18% nas mulheres e 11% nos homens para cada 10 cm a mais na altura

Para justificar a relação entre altura e risco de desenvolver a doença, os pesquisadores apontam algumas hipóteses como maior exposição ao hormônio do crescimento na infância, maior número de células no corpo, alta ingestão de caloria e maior superfície de pele exposta ao sol.

Os cientistas também destacam que existem outros fatores de risco mais fortes que a relação entre a doença e a altura para o desenvolvimento da doença.