Pesquisadores usam ondas sonoras para carregar celulares

“Bateria fraca”, um risquinho vermelho na tela e começa o desespero: “esqueci o carregador!”, “tem tomada por aqui?”. Essa é uma situação comum, mas que ninguém gosta de passar, afinal, smartphones já são um dos equipamentos mais importantes no nosso dia a dia, senão o mais. É nesse dilema que entram os cientistas Joe Briscoe e Steve Dunn, da Queen Mary University de Londres.

Os dois desenvolveram uma tecnologia de conversão de vibrações sonoras da música pop e do rock em energia, através de células solares. O processo foi aprimorado e os cientistas, em parceria com pesquisadores da Nokia, conseguiram aplicá-lo em uma bateria portátil, capaz de converter qualquer tipo de ruído em energia, que pode ser usada em smartphones, tablets e demais dispositivos móveis.

O equipamento ainda é um protótipo e, segundo seus criadores, será necessário usar a boa e velha tomada como fonte principal. A diferença é que com essa nova tecnologia, a bateria terá uma durabilidade muito maior, pois estará recebendo energia, mesmo quando desconectada da eletricidade.

Já que não há como diminuir a barulheira das ruas, o melhor a fazer é aproveitá-las, não é?

Via 3MInovação