Jovem de 16 anos desenvolve plástico a partir de casca de banana
A turca Elif Bilgin, de Istambul, tinha apenas 16 anos quando desenvolveu um tipo de plástico a partir de cascas de banana. Hoje, ela tem 21 e já deixou seu nome marcado na galeria de jovens inventores premiados.
A adolescente trabalhou por dois anos desenvolvendo esse projeto. Seu objetivo era criar um bioplástico a partir de material orgânico desperdiçado. Em 2013, a garota ganhou o prêmio Scientific American Science in Action.
https://www.youtube.com/watch?v=3cmKzfd9x58
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
“O bioplástico é uma solução porque é mais barato de produzir do que o plástico originado do petróleo e, ainda, recicla material desperdiçado”, explica a menina. Ela já sabia que o material poderia ser obtido a partir de batatas, mas sua ideia era verificar se era possível criá-lo a partir de outros materiais orgânicos. Como a banana também é rica em amido, a exemplo da batata, o projeto foi bem-sucedido.
Para saber mais sobre o projeto de Bilgin, clique aqui. Diariamente, o Quem Inova está mostrando o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.
Com informações do Mashable