Plataforma ajuda usuários a exercer sua liberdade criativa

Por Lidi Ferreira, da ProjectHub

Uma plataforma criativa de projetos e vivências, essa é a RED Studios, um projeto que nasceu da vontade da designer carioca Camilla D’Anunziata de construir um ambiente livre para produção de novos processos criativos e novas linguagens.

Formada em jornalismo e em moda, Camilla desenvolveu diferentes tipos de produtos para inúmeras marcas. Mas após 14 anos de trabalho, sentiu que era chegada a hora de mudar. Por isso, em 2011, ela decidiu trocar o Rio de Janeiro por São Paulo, em busca de uma “reconstrução” de si mesma.

“Eu sentia uma carência no Brasil e no mundo de um lugar de articulação e criatividade mais voltado para o design’’, diz Camilla. É a partir de então que ela começa a tirar seu projeto do papel. Combinando suas experiências pessoais e profissionais à sua vontade de mudar e criar, nasceu assim, oficialmente em 2013, a RED Studios.  

“Mudei radicalmente de estilo de vida para respirar um processo de criação novo, onde novas metodologias e parcerias pudessem ser criadas. A criatividade sempre foi meu maior guia, sem isso não conseguiria criar o mundo que desenhei. Tudo é possível, mas é preciso uma boa dose de otimismo, coragem e propósito”, explica Camilla em seu site.

Por dois anos, a plataforma funcionou  em uma casa de construção brutalista dos anos 1970 projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake. Neste período, a RED era uma residência artística, que segundo Camilla, tinha por objetivo conectar pessoas, projetos e ideias, propondo experiências variadas com dinâmicas que ativassem o autoconhecimento, a criação e o repertório cultural.

“A casa foi muito inspiradora, mas neste momento quero que a  RED esteja em qualquer lugar, conectando pessoas de vários lugares’’, diz. Por isso hoje, a proposta da plataforma não inclui um espaço físico. “Um projeto criativo, pode ou não ter um lugar, e este é o foco agora, o de não se limitar a um espaço’’, diz

Dessa forma, a designer trabalha em projetos individuais, personalizados, com pessoas em dificuldade de executar a liberdade criativa, por exemplo, e também em galerias, em empresas com setores de criação e escolas de design. São propostas dinâmicas, exercícios, exposições, debates, e tudo o que possa ativar a criação.

Nestes 5 anos de atuação, mais de 300 pessoas, entre artistas e designers de diversas regiões do Brasil e do mundo, já trabalharam com Camilla em sua plataforma. Se interessou e quer saber mais? Entre em contato pelo site www.redstudios.com.br.

*Sobre a ProjectHub

A ProjectHub é uma rede global formada por Empreendedores Criativos e Investidores de Impacto para fomentar o ecossistema da Economia Criativa, garantir as melhores oportunidades para empreendedores, gerar valor para investidores, e impactar positivamente a vida das pessoas, colaborando para a construção de uma sociedade mais inovadora, humana e sustentável. Atualmente possui quase 4.000 empreendedores cadastrados e 1.700 projetos criativos inscritos.