Plataforma brasileira quer ampliar voluntários pelo mundo
Movimento Transforma Brasil expande atuação para Portugal e Chile
O Transforma Brasil, movimento que estimula o voluntariado e o engajamento cívico no país por meio de uma série de iniciativa, está expandido suas fronteiras. O projeto está desembarcado em Portugal e no Chile.
O objetivo da plataforma nos dois países é criar um ecossistema social consistente para conectar organizações e voluntários, mas também empresas, universidades e todos os atores da sociedade, além de mobilizar e desenvolver parceiros locais de acordo com a região e causas em que atuam.
Com a iniciativa, os países passarão a contabilizar as horas de trabalho voluntário realizadas por meio do voluntariômetro, um contabilizador digital desenvolvido pelo Transforma Brasil, que fica disponível no site da organização.
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
No Chile, o movimento ganhou o nome de Transforma País. Lá, a plataforma, que será coordenada com um parceiro local, terá o desafio de conectar e colocar os projetos e iniciativas sociais em uma mesma plataforma, bem como promover e estimular o trabalho voluntário no país.
A escolha do Chile como país para iniciar a expansão internacional do movimento Transforma Brasil é o resultado de muitos anos de colaboração e proximidade do TBR com o setor social chileno.
“Chegaremos ao Chile com o projeto de fortalecer o ecossistema social local, aportando a nossa própria experiência e tecnologia social para unir o primeiro, segundo e terceiro setor, transformando o Chile em um país de voluntários”, explica Fábio Silva, empreendedor social e idealizador do Transforma Brasil.
Em Portugal, o Transforma Brasil desembarcou com o nome de Universidade Coimbra Transforma. Na cidade, o movimento atuará em parceria com a Universidade de Coimbra, com o objetivo de engajar os estudantes e a comunidade acadêmica em temas da sociedade e assuntos emergenciais.
Portugal é o primeiro país da Europa a receber a iniciativa e o projeto de Transforma Portugal, desenvolvido conjuntamente com o parceiro social português “Forum Estudantil”.
Também em Portugal, no começo do 2021, será apresentado o Transforma Gaia, no município de Vila Nova de Gaia, que será operado em parceria com a prefeitura da cidade. Um parceiro mais que fortalece o ecossistema Transforma Portugal atuando prol iniciativas e projetos sociais localizados na Prefeitura de Vila Nova de Gaia.
A ideia é que em breve, o Transforma Brasil atuará como uma plataforma internacional de troca de experiências e intercâmbio de voluntários.