Plataforma ensina como incentivar a cultura via pagamento de imposto

No Brasil, enquanto a população pede mais incentivo à cultura, muitos produtores culturais  estão com projetos parados porque não conseguem captar recursos para a realização dos mesmos.

A gaúcha Lidiane Lemes, 34, aproveitou essa dificuldade como inspiração para criar o “Imposto Vira Cultura”, que funciona como uma vitrine onde você aprende sobre como pode usar parte do seu imposto para modificar essa situação.

“É uma plataforma de financiamento coletivo de projetos culturais onde você pode colaborar por meio do pagamento do imposto de renda, ou seja, em vez de incentivar o projeto cultural com dinheiro, destina parte do que paga para o governo como incentivo para uma iniciativa específica”, explica.  “E ainda recebe os benefícios como a dedução ou restituição do valor destinado ao projeto. Bom para a cultura e bom para o bolso do incentivador.”

No site estão expostos os projetos culturais aprovados na Lei de Incentivo Federal à Cultura (Lei Rouanet), criada em 1991, prontos para receber o investimento. Artistas e produtores culturais que estejam em fase de captação também podem inscrever seus projetos na plataforma de forma gratuita.

“O objetivo é mostrar como é fácil fazer o incentivo por meio do imposto de renda. Pessoas físicas podem destinar 6% e empresas de lucro real até 4%”, conta Lemes.

É importante ressaltar que as pessoas físicas que desejam incentivar um projeto cultural em 2015 devem fazer o incentivo no momento da declaração do seu imposto de renda e as empresas podem fazer o incentivo conforme seu calendário de pagamentos.

“Ainda dá tempo de fazer esse ano. Além de fomentar a produção de cultura local, os incentivadores ainda poderão acompanhar todas as fases do projeto por meio das redes sociais até sua realização. Só assim produziremos mais cultura e um calendário pujante de atividades culturais para os brasileiros”, afirma a empreendedora.