Povo das montanhas mantém a juventude por muitos anos

A fonte da juventude parece não ser somente uma utopia e muita menos ter só água. As imagens do povo Hunza, que vivem nas montanhas na região do Himalaia, entre a Índia e o Paquistão, comprovam: uma dieta vegetariana, muito trabalho e uma vida sem estresse podem deixar mulheres de 40 anos com aparência de adolescentes e homens com mais de 80 capazes de fecundar.

O escritor francês Chrisitan Godefroy, autor do livro “O Segredo da Saúde dos Hunzas”, conta que ali a pessoas quase nunca ficam doentes e anciões de 100 anos costumam praticar esportes a céu aberto. Além disso, mulheres com mais de 80 anos ajudam nos trabalhos físicos e não tem nenhuma preocupação com dietas.

Segundo o livro, foi o médico escocês Mac Carrison quem teve o primeiro contato com esse povo. Após conviver sete anos com eles, constatou que os Hunzas raramente comem carnes, somente em festas, e que o leite e o queijo são suas principais fontes de proteína. Também apreciam muito um pão chamado “chapati” que leva na sua composição gérmen da semente de trigo e a combinação da farinha de trigo integral, cevada, trigo sarraceno e milho miúdo.

Foto: Woudloper/Wikimedia Commons[/img]