Últimas notícias:

Loading...
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Prefeitura de SP propõe desconto de IPTU de prédios sustentáveis

Por: Redação
Divulgação/ SkyGarden
Projeto de Alex Hanazaki premiado pela Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, enviou nesta semana para a Câmara Municipal de São Paulo proposta que dá até 12% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para prédios sustentáveis. Para ser aprovado, o projeto de lei do chamado deve ser aprovado em duas votações pelos vereadores.

Telhado verde, reuso de água e energia solar são algumas das medidas de redução de impacto ambiental que irão contar para a redução do IPTU, que será escalonado em três faixas de desconto, de acordo com o grau de certificação do empreendimento: 4%, 8% e 12%. O projeto prevê a concessão do benefício durante oito anos.

“São medidas fundamentais para a qualidade de vida e para a saúde pública em uma cidade de urbanização caótica e pouco verde como São Paulo, avalia o botânico Ricardo Cardim, do blog Árvores de São Paulo. “E o bacana desse projeto de lei é que ele premia certificações como LEED e Aqua, que já funcionam.”

O IPTU Verde valerá para novos empreendimentos comerciais, residenciais e mistos, imóveis que passarão por reforma, retrofit ou ampliação da edificação. Com a medida, Haddad disse que a Prefeitura irá estimular as empresas a fazerem prédios verdes em São Paulo.

Se aprovada, a lei beneficiará entre 500 e 1.000 empreendimentos por ano na cidade, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Finanças.

Por QSocial

Compartilhe: