Programa dá adubo a quem usar ecoponto
Quer contribuir com a coleta seletiva de lixo e, de quebra, ganhar um composto orgânico para adubar suas plantas? Pelo Programa Viagem Sustentável, válido em alguns ecopontos da cidade de São Paulo, é possível.
O sistema funciona por um cartão fidelidade. A cada descarte, a pessoa ganha um selo. Ao completar dez, ela recebe um saco de cerca de 1 kg do composto, desenvolvido a partir de resíduos de feiras do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis – projeto que faz a compostagem de restos que iriam para o lixo.
Participam do programa os ecopontos Antártica, Jaguará, Armênia, Liberdade, Vila Maria e Vila Guilherme. Eles ficam abertos, de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos, das 6h às 18h.
- Sesc São Caetano anuncia uma programação especial para as férias
- 5 atrações naturais para conhecer perto de São Paulo
- Fertilizante ecológico pode reduzir dependência de importação
- Projeto de reciclagem espalha cinzeiros em praias do litoral paulista
Nos pontos, é possível descartar resíduos da construção civil, como cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras, além de móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. O ecoponto não recebe lixo domiciliar.
A ação é uma iniciativa da INOVA, responsável pelo serviço de limpeza da parte noroeste da capital paulista. O objetivo é evitar o descarte irregular de entulho, em praças, calçadas e vias públicas, o que prejudica o trânsito de carros e pedestres e costuma atrair ainda mais lixo para o local.
O programa ainda contribui para evitar alagamentos, já que esses resíduos podem causar o entupimento de bueiros e comprometer córregos e galerias de águas pluviais.