Programa de educação do DF está entre os 24 mais inovadores do mundo

Programa Educação Precoce vai representar o Brasil em Viena

Um programa do Distrito Federal vai representar o Brasil em Viena, na Áustria, como uma das 24 práticas educacionais mais inovadoras do mundo.

Voltado para bebês e crianças com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades, entre outros casos, o Programa Educação Precoce, da Secretaria de Educação do DF foi escolhido entre 469 projetos de mais de 100 países. As informações são da Agência Brasil.

Maria Renata Andrade, coordenadora do projeto Educação Precoce do Centro de Ensino Especial n° 2 do DF
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maria Renata Andrade, coordenadora do projeto Educação Precoce do Centro de Ensino Especial n° 2 do DF

O projeto será apresentado na conferência do Zero Project, iniciativa da Fundação Essl, instituição austríaca focada em divulgar ações voltadas para melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A conferência será de 19 a 21 deste mês.

O projeto foi selecionado como um dos finalistas da premiação conduzida pelo Zero Project. Os vencedores foram divulgados na semana passada. Eles integram o relatório da organização, que já está disponível, online, em inglês. Independentemente da premiação final, todos os finalistas foram convidados para a conferência.

Atendimento personalizado

A Educação Precoce atende, atualmente, 3.327 bebês de 0 a 3 anos de idade em 19 escolas do DF. Essas crianças e suas famílias são atendidas por 400 educadores capacitados para oferecer um apoio pedagógico focado na aprendizagem, inclusão e no desenvolvimento. O atendimento é personalizado para cada bebê e é feito duas vezes por semana.

Os educadores recebem os bebês e as famílias e identificam, a partir das necessidades de cada um, quais atividades são indicadas para ajudar a melhorar o desenvolvimento.