Programa para crianças do RS emprega métodos de meditação
Nascido há dez anos em Gramado (RS), o Mente Viva é um sistema de educação infantil que emprega meditação e práticas cognitivas e emocionais. O programa, criado por um grupo de voluntários, ganhou uma campanha com o intuito de chegar a mais escolas.
Embora possa ser adotado por qualquer pessoa, o sistema é voltado para os mais jovens –é estimado que mais de 42 mil crianças já tenham praticado em Gramado e Canela, também no Estado.
Realizados diariamente, esses exercícios prometem desenvolver neuroplasticidade, empatia, altruísmo, resiliência, amor próprio, autoestima e respeito. Duram de cinco a dez minutos e foram desenvolvidos por médicos, terapeutas e músicos.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
O método age por meio da arte, com espetáculos, palestras e dinâmicas, e do Calendário Vivo, que estabelece os exercícios vivenciais para cada dia da semana e que pode ser aplicado por professores. Cada dia possui uma figura cujas características ou atributos são desenvolvidos no exercício. O calendário é especialmente usado por crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
Um programa e um livro com 365 dias de prática, em português e inglês, foram disponibilizados gratuitamente no site do programa. A ideia é que sejam aplicados também às crianças atendidas por projetos sociais e, ainda, quando hospitalizadas.
Para isso, a campanha busca obter R$ 5.000 em doações. “Queremos aplicar esse programa no máximo de escolas possível, pois desejamos contribuir para a construção de uma sociedade mais inteligente e fraterna”, explicam os organizadores.
Quem contribuir, pode receber como recompensa um CD para meditação. Saiba mais sobre o Mente Viva no Facebook.