Programa une incubação e aceleração para novos empreendedores

Juntar profundidade e rapidez parece algo impossível. Principalmente quando o tema é arriscar um novo negócio. Mas a Start You Up encontrou uma fórmula que une as duas premissas em prol do desafio de aumentar a quantidade de empreendedores de qualidade no Brasil.

“O programa de ‘incubacelaração’ traz para a incubadora conceitos, métricas e métodos utilizados pelas aceleradoras”, conta Fernando Rivera, CSO da Star You Up, empresa pioneira nessa metodologia.

Por definição e na prática, os programas de incubação e aceleração, onde os empreendedores desenvolvem suas ideias, são diferentes. Ambas são organizações criadas para auxiliar empreendedores na etapa inicial do negócio, ou seja, na estruturação Mas enquanto a incubadora oferece basicamente infraestrutura e espaço físico, a aceleradora proporciona suporte de gestão, com mentorias e orientações de profissionais qualificados, que ajudam a ampliar a rede de relacionamentos do empreendedor.

“O de incubação é de tempo maior e tem uma conotação mais acadêmica, já a aceleradora está motivada e sujeita as forças do mercado, dos investidores, de mostrar resultados financeiros, o que faz com que seja mais agressiva na sua execução, e o tempo mais curto”, explica Riversa.

“Pensamos que este novo modelo aumenta a potência de ambos os programas. É como somar 1+1=3.”

A aceleradora chama o programa de LEAN Start You Up e está implantando o conceito em vários parques tecnológicos do país com a intenção de fomentar a produtividade nas áreas de energia renováveis, biociências, novos materiais, química, automação e outras que ajude o Brasil a competir a nível global como player na área de inovação.

“Essa é uma iniciativa pioneira em sua concepção e execução no Brasil e me atrevo a dizer que em nível mundial. Eu não encontrei ainda nada igual. É a união da inteligência e experiência brasileira com a norte-americana”, afirma Rivera.