Projeto ‘50 pessoas 1 pergunta’ chega ao Brasil

O que é importante para você? A pergunta é a mesma, e 50 pessoas têm de respondê-la em frente a uma câmera.

O experimento social “Fifty People One Question” (50 Pessoas, Uma Pergunta), que começou em Nova Orleans e já foi realizado em cidades como Londres, Nova York, Dublin, Hong Kong, Jerusalém, Mumbai e Cidade do Cabo, chega agora a São Paulo pelas mãos do coletivo Selo.

“Às vezes, as pessoas não sabem o que as faz feliz. Nossa proposta é criar reflexão”, explica o o diretor do projeto, Mako Abe, 27 anos, do coletivo Selo. “O resultado demonstra a experiência humana por meio de uma simples pergunta.”

As respostas são diversas. “Que o amor não seja restrito ao filho, ao pai, ao meu carro, não”, diz um homem. “Economizar água”, sinaliza uma criança.

Foram gravados três vídeos, cada um com 50 respostas, em quatro pontos de São Paulo. Em um, a pergunta é “o que é importante para você?”. As pessoas também responderam às questões “qual é o seu sonho?” e “quando você está feliz?”.

Mako avalia que os brasileiros, mais do que os estrangeiros, deram respostas negativas, ainda que tenham sido poucas. “As pessoas não haviam parado para pensar. O brasileiro não está acostumado a olhar para dentro”, pondera ele.

O projeto também teve a participação de João Otávio Lima, 23 anos, Wesley Aguiar, 22 anos, e Gustavo Bulla, 25 anos, todos do coletivo Selo.

“Temos sonhos, pensamentos, segredos, mas o modo automático da vida não nos dá brecha para atentarmos às pequenas coisas.”

E você, quando está feliz?

Por QSocial