Projeto capacita moradores da periferia de SP em corte e costura

08/03/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:06

As poucas oportunidades de formação profissional na periferia de São Paulo impedem que muitas pessoas tenham acesso a experiências de aprendizado e, consequentemente, uma vaga no mercado de trabalho.

Pensando em ajudar este público, a revista “Burda Style” criou a Academia Burda Capacitação, que oferece curso gratuito de corte, costura e empreendedorismo a pessoas de baixa renda.

O curso gratuito de corte e costura é direcionado à população de baixa renda - AFP/Getty Images

As aulas acontecem na Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, na zona lesta da capital paulista. Ao todo são 100 vagas oferecidas pelo projeto. Os participantes são divididos em cinco turmas. A carga horária é de 90 horas.

O curso une teoria e prática: os alunos aprenderão técnicas fundamentais com a máquina –como costuras embutidas, aplicações e barras–, ao mesmo tempo em terão palestras sobre empreendedorismo para transformarem o aprendizado em renda.

Ao final do curso, cada aluno terá produzido uma camiseta, bata, saia de pregas, vestido reto, camisa e bermuda de elástico. Todo o material utilizado ao longo das aulas é fornecido pelo projeto.

Turma do projeto piloto que capacitou 100 pessoas no ano passado
Turma do projeto piloto que capacitou 100 pessoas no ano passado

Para participar do projeto é preciso ter mais de 18 anos, vontade de empreender e preencher a ficha socioeconômica. As inscrições acontecem no dia 16 de março e as aulas devem começar no início de abril. Os aprovados na triagem inicial serão entrevistados no mesmo dia.

Ao completarem o curso, os alunos que se formarem com sucesso, de acordo com os critérios de avaliação, ganharão uma máquina de costura.

O projeto conta com parceria do Ministério da Cultura –via Lei Rouanet–, da Cielo e da Obra social Dom Bosco.

Academia Burda Capacitação
Quando: 16/03
Informações: 3546-0348 ou pelo o e-mail: [email protected].br