Projeto científico de alunos do ensino médio vence competição
Um projeto científico de estudantes do ensino médio venceu o Torneio Greenk Intercolegial, uma competição do maior evento de tecnologia e sustentabilidade do Brasil. Trata-se de um jogo implantado em um hospital para auxiliar na recuperação de idosos que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Os alunos vencedores são do colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP), e desenvolveram a ideia durante as aulas de programação e robótica. Eles fizeram uma parceria com o hospital Reger Geriatria e levaram um aparelho com tecnologia semelhante a um dispositivo Kinect para auxiliar na terapia ocupacional e na fisioterapia de pacientes com dificuldades motoras ou demência.
A premiação envolveu diversas escolas públicas e privadas de São Paulo e essa iniciativa foi a única a conquistar a nota dez. O projeto foi apresentado pelos alunos Uriel Gonçalves Paiva da Conceição, do segundo ano do ensino médio, e Ishan Matheus de Campos Unni, do primeiro ano.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
“O mais importante, além do aprendizado, é conseguir contribuir para que essas pessoas se recuperem ou consigam retardar o aparecimento de doenças”, diz Paiva.
Por meio de um dispositivo chamado “leapmotion”, que reconhece gestos de alta precisão, os movimentos das mãos e dos dedos dos pacientes são reproduzidos na tela do computador ou da TV, permitindo criar exercícios mentais e motores. Sob esse estímulo, o idoso consegue se concentrar por mais tempo e executar mais repetições dos exercícios.
Depois de uma série de testes, o hospital decidiu implementar a ideia como parte da terapia ocupacional. A segunda fase do projeto, ainda a ser desenvolvida, consiste em uma casa sensorizada para a segurança de idosos.
O torneio foi encabeçado pelo Movimento Greenk, que visa a mobilizar a sociedade para a correta destinação de eletrônicos da linha verde –composta, por exemplo, de computadores, impressoras e celulares. O nome é uma junção das expressões “geek” (apaixonado por tecnologia) e green (verde e meio ambiente). Neste ano, o Greenk conseguiu coletar mais de 77 toneladas de lixo eletrônico por meio de escolas.
Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.