Projeto convida pessoas a se perguntarem mais

É mais fácil perguntar ou responder? Qual foi a pergunta que mudou a sua vida? Já pensou que o mundo pode mudar com uma pergunta?

São essas e muitas outras perguntas que o projeto #boapergunta quer trazer à tona. A ação é uma provocação ao atual momento em que falamos demais e ouvimos pouco.

Idealizado pela publicitária Camila Holpert, o projeto tem como ponto de partida um vídeo-manifesto dirigido pelo cineasta Leandro Lima que conta as participações da atriz Mariana Lima e do músico MV Bill, além de texto do jornalista e escritor Ronaldo Bressane.

De acordo com Camila, o #boapergunta é um manifesto em defesa das perguntas — ele mesmo todo escrito através de perguntas. O objetivo é convidar as pessoas a fazerem mais e novas perguntas –para si mesmas e para os outros.

“Na maioria das vezes, circulamos em ambientes de pensamento semelhante aos nossos e lidamos mal com a diferença. O que era muralha está virando trincheira e o ato de perguntar passa a ter papel cada vez mais transformador”, diz Camila.

Para deixar a sua perguntar é só acessar plataforma www.pergunte.se ou usar a hashtag #boapergunta. A ideia é criar um mapa das perguntas que andam “martelando” a cabeça do brasileiro.

Para marcar o lançamento do projeto, personalidades como Alexandra Loras, consulesa da França, Juca Kfouri, Mirian Goldenberg, Carla Pernambuco, Wilson das Neves e a atleta olímpica Lara Teixeira, entre outros, foram convidados a responder a “pergunta que mudou a sua vida”.