Projeto de VANTs aproxima alunos do mercado de trabalho

A parceria entre instituições de ensino superior e empresas, quando voltada ao desenvolvimento de projetos inovadores, tem se revelado uma experiência valiosa para os estudantes. Diferentemente de um projeto didático, em que o aluno participa de todas as etapas, os projetos “reais”, geralmente de maior porte, trazem para dentro da escola a estrutura e a dinâmica do mercado de trabalho.

Um exemplo dessa interação vem sendo vivenciado desde 2010, no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com o desenvolvimento de um sistema de aeronaves não tripuladas, os Vants, para inspeção de linhas de transmissão. O objetivo é prover uma solução de robótica aérea que apresente redução de custos e riscos operacionais.

Intitulado “Aeronave Não Tripulada Autônoma para Inspeção de Linhas de Transmissão”, o projeto, em parceria com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), a Fundação Casimiro Montenegro Filho e o Centro de Estudos e os Sistemas Avançados do Recife, prevê dois tipos de Vants com asa fixa, de 25 kg e 50 kg.

Além da inspeção de linhas de transmissão, os Vants podem operar ainda na vistoria de usinas de geração de energia e parques eólicos.

O projeto entrou na fase de testes operacionais para melhoria do sistema e à pré-industrialização do produto, incluindo a busca de parceiros industriais para viabilizar a inserção do sistema no mercado.

Recentemente, foi iniciado o processo de certificação do sistema para voo experimental.

Por Ana Paula Soares e Emeline Domingues, do site do ITA