Projeto de vivência com indígenas busca financiamento coletivo
Todo mundo aprendeu na escola que no Brasil existem diversas etnias indígenas. Mas o que muita gente não sabe é que essas tribos não têm muitas oportunidades de se juntarem e nem conhecerem umas a outras. Imagine uma chance dessa, em um local aberto, que pode ser visitado por pessoas de todos os locais do mundo.
A Aldeia Multiétnica é esse lugar onde vários povos indígenas se encontram desde 2007. O espaço faz parte do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, realizado há 14 anos na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso, na região noroeste do estado de Goiás.
Concebida com a intenção de reproduzir o habitat natural dos índios, a Aldeia contribui para a quebra de preconceitos e criação de laços de amizades. Mas além das trocas culturais, o evento se consagrou também como importante palco para debates sociopolíticos da questão indígena.
Para a realização da 7 edição, prevista para acontecer entre os dias 19 e 25 de julho, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, responsável pelos dois eventos, lançou uma campanha de financiamento coletivo na internet. Os organizadores têm até 13 de julho para arrecadar R$ 80 mil que viabilizará a produção da Aldeia que inclui deslocamento e remuneração dos grupos indígenas de diversas partes do país, cachês artísticos e infraestrutura.
Para contribuir basta acessar o site www.catarse.me/aldeiamultietnica e doar a partir de R$ 10. Em troca, os doadores poderão ganhar o CD duplo “Sons da Aldeia”, gravado com sete etnias, entrada livre para o evento, hospedagem na Aldeia e participação gratuita no curso “Vivência”.


