Projeto ensina gastronomia a jovens em situação de vulnerabilidade
Chef Aprendiz comemora cinco anos e abre captação para sede própria
Sucesso de audiência no mundo todo, o programa “Masterchef” inspirou jovens da comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, a serem chefs de cozinha.
Criado em 2015 por Beatriz Mansberger, na época com 22 anos, o projeto Chef Aprendiz atualmente impacta seis comunidades e já formou 89 jovens nestes cinco anos –mais de 50% deles já estão empregados.
O projeto agora avança para um novo patamar. No ano passado, a edição Capão Redondo recebeu incentivo fiscal da Comgás por meio do PROAC. Para 2020, o Chef Aprendiz busca parceiros para captar R$ 200 mil para concretizar a montagem de uma sede própria.
- Meliá Paulista promove evento espanhol de gastronomia até meados de dezembro
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- BASF e Espro oferecem curso gratuito para mulheres negras
- EUA oferecem intercâmbio para jovens brasileiras
A Casa Chef Aprendiz é um passo essencial para dar continuidade ao trabalho feito nas comunidades. O espaço servirá como escritório, terá uma sala para atendimento psicoterapêutico para os alunos, e duas cozinhas multifuncionais: uma para fazer o preparo do catering social, e uma extensão com arquitetura pensada para receber workshops gastronômicos, almoços/jantares, e também sessões de fotos e vídeos.
A área comum também receberá pequenos eventos e será um espaço múltiplo de acolhimento de todos envolvidos com o Chef Aprendiz. Uma das funções será a sustentação logística e capacidade para produzir mais eventos – catering com propósito – uma das maneiras do projeto para custear os custos com a casa.
“Nossa casa proporcionará um ambiente perfeito para aumentar a sinergia entre as marcas e o projeto. Por isso estamos convidando os parceiros para fazer parte de mais esta iniciativa, que entregará experiências gastronômicas diferentes do que fazemos hoje”, diz Beatriz Mansberger.
Como contribuir
Existem diversas formas para empresas e pessoas físicas contribuírem com o projeto:
Empresas podem convidar o Chef Aprendiz para montar o catering com propósito de seus eventos, jantares ou brunches. Sob coordenação da chef Carolina Perez, os jovens e auxiliares preparam e servem deliciosos pratos e aperitivos adequados às necessidades de cada evento. Empresas podem ainda patrocinar ou apoiar o projeto, por meio de aporte de verba de marketing ou via leis de incentivo.
Para pessoas físicas, uma das formas de ajudar é participando dos jantares beneficentes, periodicamente realizados e divulgados nas redes sociais do Chef Aprendiz – o lucro do evento é destinado ao projeto e os jovens do projeto participam tanto na cozinha quanto no salão. Outra opção é ser voluntário e doar o que têm de melhor e mais valioso: conhecimento e tempo.