Projeto estimula a dança em comunidades carentes do Rio

Para quem ainda duvida que a dança de rua pode gerar bons bailarinos, em condições de se tornar profissionais no futuro próximo, o projeto Entrando na Dança está aí para provar que sim. Trinta bailarinos de comunidades carentes do Rio de Janeiro foram selecionados para trabalhar ao lado dos coreógrafos Sonia Destri Lie, da Companhia Urbana de Dança; Renato Cruz, da Companhia Híbrida; e Alice Ripoll, da Companhia REC.

O projeto objetiva valorizar a dança que se pratica na periferia carioca. Dos 30 jovens escolhidos, dez trabalharam com cada coreógrafo. Os bailarinos selecionados puderam dar sua contribuição às três criações coletivas que serão mostradas ao público da zona norte. Um deles, Eric Bordallo, de 18 anos, se destacou tanto durante os ensaios, realizados em junho, que será levado para a Companhia Urbana de Dança, como estagiário.

As apresentações, com preços populares a R$ 2, serão feitas nas arenas Fernando Torres, em Madureira; Dicró, na Penha; e Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Todos os espetáculos circularão nas três arenas cariocas.

Para Sonia Destri Lie, que participa do projeto pela segunda vez, o Entrando na Dança faz um trabalho de inclusão e de ensinamento, em uma via de mão dupla. A coreografia desenvolvida em conjunto por ela e os jovens das comunidades, batizada “Gueto (Qual o Ônibus que Pego Depois da Rodoviária)”, foi inspirada no baile charme de Madureira, que ocorre todos os sábados no viaduto do bairro.

Já o “passinho”, tipo de dança que nasceu nas comunidades cariocas e é considerado um fenômeno do gênero musical funk, serviu de inspiração para o balé “Suave”, que o grupo sob a coordenação da coreógrafa Alice Ripoll apresentará na Arena Carioca Dicró. Os movimentos misturam estilos diferentes como o frevo, o kuduro (um ritmo angolano) e o samba, informou a assessoria de imprensa do projeto.

O Entrando na Dança foi iniciado em 2008 com o intuito de levar uma programação mais regular de dança para as zonas norte e oeste do Rio.

Confira a programação completa do festival no site do projeto.

Via Agência Brasil