Projeto faz empreendedora criar consultoria em sustentabilidade

Até 2006 Roberta Valença imaginava que seguiria um caminho seguro dentro da área de administração de empresas. Graduada em 2005, atuava como coordenadora de marketing corporativo. Mas, um convite inesperado do presidente da companhia a fez dar um giro na carreira e resultou na criação da Arator Sustentabilidade, consultoria que auxilia empresas a adotar o conceito. De acordo com pesquisa da Fundação Dom Cabral, apenas 36% das empresas brasileiras aplicam ações sustentáveis.

O pedido que fez a empreendedora repensar dizia respeito à criação de um projeto social chamado “Profissional do Futuro”, para subsídio educacional a jovens carentes se capacitarem para o mercado de trabalho.

Roberta Valença mudou o foco da carreira graças à projeto e mestrado em sustentabilidade

“Abracei logo a causa que, mais tarde, se tornaria minha também”, afirma Roberta. Foram seis meses de pesquisa em ONGs especializadas e empresas que já tinham projetos semelhantes. Trabalhava 14 horas diárias, mas nem isso a incomodou: estava fascinada com o trabalho voltado à área social.

O tema sustentabilidade ainda era pouco discutido à época, então Roberta foi em busca do mestrado em Gestão e Sustentabilidade na Unicamp (Universidade Estadual de Capinas). “Foi como nascer novamente. Despertei para uma curiosidade absurda e uma sede tremenda de conhecimento.”

Entre as atividades do mestrado, o projeto de incubadora para alunos colocarem em prática as teorias aprendidas na sala de aula deu vida à Mielina, em 2009, com três sócias. Dessa primeira experiência surgiu a Arator em 2011.  Voltada para atender a demanda cada vez mais crescente de empresas que precisam adequar a gestão com as práticas mais sustentáveis, foi responsável por unir o antigo desejo de ser administradora com a nova paixão em adotar práticas sustentáveis.

Agora, o desafio de Roberta é mostrar que o conceito também pode ser o ponto de partida para uma virada na carreira de muitos profissionais. “É uma alternativa diante de tantas mudanças decorrentes de hábitos e atitudes que tomamos durante nossa vida”, conclui.