Projeto forma novos chefs entre jovens da periferia de São Paulo
Projeto Jovens Chefs oferece workshops com chefs de cozinha e palestras sobre carreira
O Instituto Ajinomoto acaba de concluir a 4ª edição do Jovens Chefs, programa realizado em parceria com o Instituto Viva Melhor, que oferece curso gratuito de gastronomia a jovens em situação de vulnerabilidade social de São Paulo.
Criado em 2016, o projeto Jovens Chefs capacitou mais de 400 estudantes, com 40 já inseridos no mercado de trabalho.
Durante seis meses, o programa contempla atividades como: workshops com chefs de cozinha, palestras com dicas de carreira e sobre umami, o quinto gosto básico do paladar humano.
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
- Ichkabal: um novo motivo deslumbrante para visitar a Riviera Maya, no México
- Entenda como usar meditação no combate a pressão alta
“No decorrer do curso, os alunos aprendem técnicas de cozinhas profissionais, são capacitados para trabalhar em restaurantes ou até mesmo auxiliar ou iniciar um negócio, como a venda de marmitas, salgados ou bolos, por exemplo”, diz Priscila Santana, comenta a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil.
Na etapa final do curso, os alunos participam de uma atividade nos moldes de um reality show culinário e preparam receitas com a temática umami, que está presente em alimentos como queijo, tomate, carne e cogumelo.
Maria Isabel, uma das formandas do curso, pôde trabalhar outras habilidades, além da gastronomia. “Eu desenvolvi muito a minha liderança com o programa Jovens Chefs. Aprendi a trabalhar em grupo e a liderar de um jeito para que as coisas dessem certo, fazendo com que todo mundo pudesse se entender e se sentir bem”, afirma a jovem.