Projeto insere refugiados na área de tecnologia da informação

08/01/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:17

O projeto Incare (Incluir Capacitando Refugiados) tem como objetivo inserir refugiados no Brasil no mercado de trabalho qualificado, priorizando a área de tecnologia da informação. A ideia é estabelecer o programa, inicialmente, na cidade do Rio de Janeiro.

Projeto insere refugiados na área de TI do Rio; na foto, refugiada de Angola
Projeto insere refugiados na área de TI do Rio; na foto, refugiada de Angola

A inserção no mercado de trabalho será possível a partir da formação de uma rede que conecte os refugiados aos parceiros do programa. Tendo em vista a perspectiva de futuro e as vontades dos atendidos, a área de tecnologia da informação foi contemplada.

O projeto é focado em capacitação, mapeamento de oportunidades e cursos. A partir do dinheiro arrecadado em uma campanha de crowdfunding, receberão treinamento em “design thinking” e metodologia ágil, criação de protótipos, conceitos básicos de programação, HTML, CSS, Javascript e desenvolvimento de aplicativos e sites.

O Incare é idealizado pela Enactus Cefet-RJ, entidade que integra uma organização mundial sem fins lucrativos formada por jovens universitários. Para conhecer mais sobre a ONG, acesse a página no Facebook.

A primeira meta dos estudantes é obter R$ 30 mil para viabilizar a capacitação de 90 refugiados, assim como alimentação e transporte dos atendidos pelo programa.

Projeto insere refugiados na área de tecnologia da informação do Rio
Projeto insere refugiados na área de tecnologia da informação do Rio

Se o total estabelecido não for alcançado, todas as contribuições feitas serão estornadas aos doadores. Na página da campanha, é possível conhecer as recompensas enviadas para os colaboradores. A ajuda será recebida até o próximo dia 21.