Projeto leva arte para a alunos do ensino fundamental em SP

Projeto recebeu duas vezes o Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal

01/10/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

A música foi a porta de entrada para cativar alunos do ensino fundamental em relação à literatura, à poesia e às questões sociais. É o que mostra um projeto implantado em uma escola pública na zona leste de São Paulo.

A iniciativa do projeto Arte e Intervenção Social é do professor de língua portuguesa Daniel Carvalho de Almeida, realizado na EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) Aurélio Arrobas Martins, em Itaquera.

Daniel Almeida (3º da direita para a esquerda) e seus alunos: mestrado profissional PROFLETRAS para melhorar a prática em sala de aula
Daniel Almeida (3º da direita para a esquerda) e seus alunos: mestrado profissional PROFLETRAS para melhorar a prática em sala de aula

Ele conseguiu despertar nos alunos o interesse e o gosto pela literatura, a poesia e a criação literária. Agora, eles escrevem poesias e textos, e já publicaram dois livros.

O primeiro, “Entre versos controversos”, foi lançado em julho de 2014. O segundo, “Entre versos controversos – O canto de Itaquera”, foi lançado no ano seguinte.

Projeto recebeu duas vezes o Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal
Projeto recebeu duas vezes o Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal

De acordo com a Agência USP, o sucesso do projeto foi tamanho que além da publicação dos livros, os alunos passaram a receber convites para apresentações culturais e saraus. A iniciativa ganhou o Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal: em 2014 (terceiro lugar) e em 2015 (primeiro lugar).

A iniciativa começou em 2013. Como alguns alunos tocavam violão, eles passaram a levar o instrumento para acompanhar as músicas de MPB e de rock.

A maioria dos alunos tem entre 12 e 15 anos e está no oitavo e no nono ano do ensino fundamental, mas muitos já cursam o ensino médio. As reuniões ocorrem após o horário das aulas, uma vez por semana, durante cerca de duas horas. Além da música, os alunos também leem e produzem textos. Foi aí que surgiu a ideia de publicar os livros.

O trabalho está sendo o foco o professor Aurélio desenvolve na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sob a orientação da professora Maria Inês Batista Campos. Trata-se de uma pós-graduação stricto sensu em Letras e visa a capacitação de professores língua portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental.

Movimento Sou Responsável

Essa história faz parte da série para o Movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Nesta eleição, a Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a ser parte das soluções, e não do problema.